A Polícia Civil anunciou que serão criadas novas Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab). Uma delas terá sede em Santa Maria, na Região Central. A unidade, que será a 6ª Decrab, deve atender os 21 municípios de abrangência da 3ª Delegacia de Polícia Regional, podendo, ainda, alcançar as regiões de Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. A expectativa é que a nova delegacia entre em funcionamento entre o final deste ano e o início de 2024.
Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, a estrutura das delegacias ainda está em discussão. A unidade deve ter um delegado titular e entre cinco e seis agentes. Antes da formação da equipe, no entanto, é necessário aguardar a conclusão do curso de policiais que está em andamento — o que deve acontecer em dezembro.
De acordo com Meinerz, a prática de crimes rurais na Região Central, especialmente abigeato — que é o roubo de gado —, tem uma dinâmica diferente da verificada em outras regiões, onde surgiram as primeiras delegacias especializadas, como na Fronteira Oeste e na Campanha. Nos últimos dois meses, foram 13 ocorrências em Santa Maria. Em todos os 21 municípios da Região Central, são 250 casos no ano, um número baixo, na avaliação do delegado.
— Nós não temos aqui um número expressivo de abigeato. Não é tanto quanto na região da Campanha. Ali o número é bem mais expressivo, e quando acontecem, normalmente são quadrilhas que carregam uma carga de animais. Não é a nossa realidade aqui, embora de vez em quando temos alguns casos que são mais expressivos e chamam a atenção — analisa Meinerz.
Por outro lado, o delegado acredita que haja subnotificação de casos. No mesmo ato em que anunciou a criação das novas delegacias, a Polícia Civil divulgou a Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol). Nela, poderão ser registrados abigeatos, roubos, furtos, alterações de limites divisórios, além de outras ocorrências relativas a fatos transcorridos nas zonas rurais.
— É importante as pessoas fazerem os registros. Ainda mais agora, nessa questão dos recursos que estamos buscando para a montagem da delegacia, quanto mais registros tivermos, mais recursos podemos angariar, e com mais recursos melhor atendemos a demanda. Tenho convicção de que estão faltando registros. O número é maior e as pessoas acabam não registrando. Essa cifra oculta, não formalizada, nessa hora nos prejudica, no sentido de melhorar a estrutura — explica o delegado Meinerz.
Na mesma solenidade de anúncio das novas delegacias, a Brigada Militar foi contemplada com novas viaturas específicas para os patrulhamentos rurais. Foram 15 veículos semiblindados de modelo Mitsubishi L200 Triton. Três cidades da região vão receber uma viatura cada: Capão do Cipó, Santiago e Paraíso do Sul. Além disso, a Brigada também vai trabalhar na capacitação do patrulhamento rural em Santa Maria.