A Polícia Federal age na manhã desta quinta-feira (14) contra uma associação criminosa suspeita de cometer crimes de tráfico de animais silvestres, receptação e maus-tratos. São cumpridas ordens judiciais no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Um dos alvos da Operação Púrpura é Joelson Cardoso Durval, que foi capturado em São Paulo. Em fevereiro, GZH contou a história de Durval, que já havia sido detido ao menos 10 vezes por crimes ambientais, sendo três delas no RS.
À época, a Polícia Civil enviou para a PF informações sobre a atuação dele e uma investigação começou na Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Federal. A partir de cruzamento de dados de inquéritos, as autoridades chegaram à associação criminosa que é alvo da operação desta quinta.
Conforme a PF, o principal investigado, que seria líder do grupo, atua há mais de 20 anos no tráfico de animais e já foi flagrado em 15 ocorrências de transporte de espécimes de forma irregular. Ele estaria em prisão domiciliar. O nome deste suspeito não foi divulgado.
Segundo as investigações da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (DMA) e pelas informações repassadas pelos órgãos de fiscalização ambiental, o líder do grupo seria o principal traficante de animais silvestres do estado.
A investigação aponta que a organização transportava bichos capturados em diversos Estados brasileiros e enviados ao Rio Grande do Sul, como saguis, macacos-prego, iguanas, araras e tucanos, entre outros.
No RS, o grupo atuaria no transporte de aves da região da Campanha, especialmente o cardeal-de-cabeça-vermelha, espécie ameaçada de extinção. As aves seriam transportadas para a região metropolitana de Porto Alegre para abastecer o comércio local, ou enviadas para a região sudeste do Brasil.
GZH tenta contato com a defesa do investigado Joelson Cardoso Durval.
O nome da operação
O nome escolhido para a operação faz alusão à cor da cabeça e do topete do pássaro cardeal, um dos mais traficados pelo grupo criminoso. Por ser uma ave de extraordinária beleza, atinge alto valor no mercado ilegal e acaba sendo alvo de traficantes.
Mandados de busca e apreensão expedidos:
- Porto Alegre/RS: 1
- Cachoeirinha/RS: 3
- Gravataí/RS: 9
- São Paulo/SP: 2
- Ribeirão Preto/SP: 1