A facção criminosa investigada por expulsar moradores de casa no extremo sul de Porto Alegre, nos bairros Ponta Grossa, Hípica e Chapéu do Sol, alvo de operação na manhã desta terça-feira (19), também promovia eventos com a comunidade, segundo a Polícia Civil, para passar uma "falsa sensação de proteção".
Conforme mensagens interceptadas pela polícia e analisadas durante a investigação, um criminoso preso ordenou que comparsas soltos organizassem uma festa em comemoração ao aniversário dele e de Natal, em dezembro de 2022.
De acordo com as mensagens, a ordem era promover um evento com brinquedos e "um monte de coisa pra comer". Também foram encomendados cartazes com menções ao líder do tráfico, que bancava a festa.
Na sequência, o preso ainda encaminhou uma lista com o que deveria ser fornecido, como cama-elástica, piscina de bolinhas e pula-pula. De comida, picolé, sorvete, fondue, algodão doce, churrasquinho, entre outras.
— Ou ele impõe sua vontade pelo medo, pela força, ou tenta passar para comunidade, que ele domina, uma falsa sensação de ser uma pessoa boa. A investigação conseguiu apontar que ele, de dentro da penitenciária, promoveu uma festa para comemorar como se ele fosse a pessoa boa que ajuda todos na comunidade. No entanto, nós sabemos que ele atua de forma violenta — afirmou o delegado Gabriel Borges, da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico.
A investigação apontou que moradores que se negassem a colaborar com o grupo eram ameaçados e expulsos de suas casas. Os apartamentos passavam a ser usados como depósito de armas e drogas.
Além de expulsar moradores, o grupo ainda é investigado por planejar atentados a policiais com atuação na zona sul da Capital. Ao todo, 29 pessoas eram procuradas, sendo que parte do grupo já estava presa. Eles seguiam, então, de dentro das celas, dando ordens. Com auxílio da Polícia Penal, mandados foram cumpridos em seis presídios.
Entre os presos nas ruas, três usavam tornozeleira eletrônica e um quarto deveria ter se apresentado para instalação do equipamento, o que não ocorreu. Drogas e carros foram apreendidos na ação. Pelo menos 22 pessoas foram presas.