A Polícia Civil prendeu, na terça-feira (12), um homem de 55 anos suspeito de ter abusado sexualmente da própria neta, de nove anos, em Taquara, no Vale do Paranhana. Conforme o boletim de ocorrência registrado em fevereiro deste ano, o abuso ocorreu na madrugada de 25 de dezembro de 2022, após a ceia de Natal.
De acordo com o delegado Valeriano Garcia Neto, titular da delegacia de Taquara, após os festejos natalinos, a criança adormeceu e o avô ficou encarregado de levá-la para casa e colocá-la na cama. Conforme o registro policial, o suspeito teria tomado banho, ficado nu em frente à menina e então praticado o abuso.
Segundo relato da vítima à polícia, o fato se repetiu pelo menos mais quatro vezes. Quando familiares tomaram conhecimento da situação, procuraram o Conselho Tutelar, que os encaminhou à polícia para registro de ocorrência. O mandado de prisão foi expedido e cumprido nessa terça.
Um estudo divulgado pela Polícia Civil em julho apontou que uma criança foi estuprada a cada três horas no Rio Grande do Sul em 2023. Especialistas apontam que 90% dos casos de violência sexual são praticados dentro das residências ou por pessoas próximas. Durante feriados e datas festivas, os números de registros de abusos também aumentam.
Como denunciar
Se você presenciar ou descobrir um caso suspeito, a denúncia pode ser feita de forma anônima pelos canais abaixo:
- Disque 100: recebe denúncias sobre violência contra criança e adolescente em todo o País
- Brigada Militar: pode ser acionada pelo 190 em qualquer cidade do RS
- Polícia Civil: basta ir à delegacia mais próxima ou repassar a informação pelo telefone de forma anônima. É possível utilizar o Disque Denúncia pelo 181. A Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca) em Porto Alegre atende pelo telefone 0800-642-6400
- Conselho Tutelar: denúncias são verificadas pelas unidades de cada município. Em Porto Alegre, há plantão na Rua Fernando Machado, 657, Centro Histórico, inclusive durante a noite e aos fins de semana. Em casos de emergência é possível ligar para os telefones (51) 3289-8485 ou 3289-2020. O endereço e telefone de cada uma das unidades podem ser conferidos neste link.