Durante operação de fiscalização em ferros-velhos, realizada no bairro Floresta, na madrugada da sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) localizou quase 450 quilos de fios furtados. O material estava em um carro abandonado na rua São Carlos, no bairro Floresta, e foi encontrado depois da denúncia de moradores da região.
O veículo, um Fiat Uno com placas de Santa Catarina, com pneus murchos e aparência de abandonado, não estava trancado. Os agentes perceberam os sacos e encontraram os fios, além de uma balança. Na avaliação do secretário adjunto de Segurança, Comissário Luís Zottis, o veículo estava sendo usado como forma de burlar as constantes fiscalizações em prédios de ferros-velhos:
— Esse tipo de material, chamado fio cabelinho, não pode ser comercializado, está na lei. Se um estabelecimento estiver com esse material, é autuado e interditado. A operação já está atrapalhando o negócio informal.
Segundo os técnicos das empresas responsáveis pelo fornecimento de telefonia que participavam da ação, a apreensão gerou prejuízo na ordem de R$ 20 mil ao mercado informal.
Nenhum suspeito foi localizado durante a ação, mas, na noite anterior, três homens haviam sido presos na mesma região com 23 quilos de fios, também em uma ofensiva da Operação Ferros-Velhos.
— É um volume muito expressivo de fios, já pronto para a venda, localizado em uma região onde há diversos ferros-velhos. É uma das maiores apreensões do ano em Porto Alegre, resultado da integração entre as forças de segurança e empresas que atuam na Capital — destacou Zottis.
Participaram da operação agentes da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) e técnicos das empresas responsáveis pela distribuição de sinal telefônico e energia elétrica em Porto Alegre. A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA). Logo depois, a carga foi restituída ao representante de uma das empresas de telefonia.
Operação Ferros-Velhos
A ofensiva foi criada em 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, contribuiu para uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncias
A população pode auxiliar passando denúncias pelo fone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central telefônica funciona 24 horas por dia e aceita ligações anônimas.