Um homem foi morto a facadas na madrugada desta quinta-feira (16) em Santa Maria, na Região Central. Samuel Tormes dos Reis, 26 anos, foi atingido por três golpes de faca.
A Brigada Militar relata que recebeu denúncia de violência doméstica na Rua José Vinade, no bairro Juscelino Kubitscheck. Quando chegaram ao local, os policiais encontraram um homem morto.
Testemunhas dizem que ouviram uma mulher, de 25 anos, pedindo socorro, por volta das 2h30min. Dois vizinhos — um deles o proprietário do imóvel em que ela residia — foram ajudá-la. Ela dizia ter sido agredida pelo companheiro com um soco no rosto. Ele também a estaria ameaçando com um facão.
Os vizinhos a retiraram do apartamento, mas um deles acabou entrando em confronto com o agressor. O homem argumenta que, para se defender, desferiu as facadas contra o suspeito de violência doméstica. Ele chegou a ser preso, mas foi liberado após o registro na delegacia. O nome dele não foi divulgado.
Conforme o delegado Marcelo Arigony, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, a possibilidade de ação em legítima defesa é avaliada pela investigação.
— (A morte) Foi provavelmente decorrente de uma violência doméstica, em que uma mulher estava sendo agredida e os vizinhos foram chamados para o socorro. Houve uma captura em flagrante delito pela Polícia Militar e apresentação na nossa delegacia de plantão, onde o delegado de plantão começou as providências necessárias à lavratura do flagrante, mas depois acabou liberando o autuado, tendo em vista a possibilidade de uma tese defensiva, uma legítima defesa. Essa ocorrência agora chega para nós aqui na Delegacia de Homicídios. Nós estamos instaurando um inquérito policial e pretendemos realizar todas as diligências necessárias ao completo esclarecimento do fato durante os próximos dias — explica Arigony.
Operação
A Delegacia de Homicídios de Santa Maria realiza nesta quinta-feira (16) operação para cumprir mandados relativos a investigados por crimes contra a vida.
— Estamos desde a madrugada com uma operação em andamento, com diversos mandados de busca e prisão deferidos em investigações criminais de homicídios nesta delegacia e já temos um indivíduo preso. Ainda estamos com as equipes na rua e pretendemos continuar as ações e as investigações relativas a esses fatos — afirmou Arigony, no fim da manhã.
Com a morte desta quinta-feira, são 46 pessoas assassinadas em 2023 em Santa Maria. Em todo o ano passado, foram 70 pessoas mortas de forma violenta na cidade, igualando o recorde registrado em 2017.