O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, parabenizou a Polícia Civil pela operação que matou, nesta segunda-feira (23), Matheus da Silva Rezende, sobrinho do miliciano Zinho, apontado como chefe da maior milícia do Rio. Matheus, também conhecido como Faustão, foi morto durante uma troca de tiros na comunidade Três Pontes, na zona oeste. O prefeito Eduardo Paes demonstrou indignação com as represálias da milícia. Os comentários foram feitos na rede social X (antigo Twitter).
"Quero parabenizar os nossos policiais da DGPE, da Core e da Draco, por prenderem hoje, em Santa Cruz, o Faustão ou Teteu – que era o braço direito e sobrinho do miliciano Zinho. Não vamos parar! Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários", escreveu Cláudio Castro na rede social. "Além do parentesco com o criminoso, ele atuava como 'homem de guerra' do grupo paramilitar, sendo o principal responsável pelas guerras por territórios que aterrorizam moradores no Rio. O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado!", acrescentou.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também comentou sobre o caso. Nas redes sociais, ele diz que os incêndios criminosos que tomaram a cidade após a morte de Faustão prejudicaram os "moradores das áreas que eles (os milicianos) dizem proteger".
"Milicianos na Zona Oeste queimam ônibus públicos pagos com dinheiro do povo para protestar contra operação policial. Quem paga é o povo trabalhador. E para piorar, tivemos que interromper serviços de transporte na Zona Oeste para que não queimem mais ônibus. Ou seja, únicos prejudicados: moradores das áreas que eles dizem proteger!", escreveu.
Ao menos 30 ônibus foram incendiados na Zona Oeste. De acordo com a prefeitura do Rio, os bairros Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e Magarça foram impactados pela ação criminosa. Além disso, moradores relatam que vias foram interditadas e outros veículos, que não são ônibus, foram queimados.
Por volta das 17h, o município entrou em estágio de mobilização. Esse é o segundo nível, em uma escala de cinco, e é acionado quando há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Às 18h45min, o município entrou em estágio de atenção, o terceiro nível, acionado quando uma ou mais ocorrências já impactam o município.