Cinco pessoas foram presas em flagrante por contrabando de refis de cigarros eletrônicos na tarde desta sexta-feira (20) na zona sul de Porto Alegre. Na operação da Polícia Federal com apoio da Receita Federal foram cumpridos dois mandados de busca e apreendidos 200 refis e diversos produtos de origem estrangeira trazidos ao Brasil sem o recolhimento de tributos. Os suspeitos são quatro homens com idades entre 18 e 20 anos e uma mulher de 37 anos.
De acordo com a PF, o grupo será indiciado por contrabando e encaminhado ao sistema prisional. A investigação que desencadeou a ação iniciou em abril, a partir da suspeita de venda de cigarros eletrônicos e outros produtos estrangeiros, como cosméticos, nas redes sociais. Segundo a polícia, os detidos utilizavam máscaras nos anúncios nas redes, que também foram apreendidas. O uso dos itens originou o nome da operação deflagrada nesta sexta, denominada pelos agentes de Smoke Mask - "máscara de fumaça" em inglês.
O principal suspeito foi alvo das medidas judiciais executadas nesta sexta. A mercadoria foi recolhida pela Receita Federal. A venda de cigarros eletrônicos no Brasil é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).