Um homem, de 30 anos, e uma mulher, de 27 anos, foram presos na manhã desta sexta-feira (1º) em uma operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Santa Maria. Eles são suspeitos de armazenarem armas, munições e drogas para uma facção criminosa. Na casa em que eles foram presos, no bairro Patronato, foram encontradas pistolas, maconha, crack e cocaína e uma grande quantidade de munição.
A investigação começou após a delegacia receber uma denúncia de que o casal, vindo da Região Metropolitana, era responsável por guardar armamento, drogas e munições para uma facção. Os policiais passaram a monitorar o local, confirmaram a situação e chegaram aos suspeitos. O delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), André Diefenbach, solicitou, então, um mandado de busca e apreensão na residência que foi deferido pelo Poder Judiciário.
Durante o cumprimento do mandado, os policiais encontraram uma submetralhadora artesanal calibre 9mm, outras duas pistolas do mesmo calibre, sete carregadores de pistola e 117 munições. Além disso, foram apreendidos 1,1 quilo de maconha entre porções e tijolos, 130 pinos de cocaína e outras porções que pesaram 250 gramas da droga e 530 gramas de crack. Um caderno de anotações foi localizado, além de R$ 4,6 mil.
O homem já tinha antecedentes policiais por homicídio e tentativa de homicídio qualificado, tráfico e associação para o tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo e receptação. Ele foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria. A mulher foi levada para o Presídio Regional de Santa Maria. Ela não tinha passagens anteriores pela polícia.