Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que Jair João Franz, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Teutônia, no Vale do Taquari, é atacado por um criminoso. A ação ocorreu na noite de quinta-feira (17), quando ele chegava em casa. Dos 15 disparos feitos, um atingiu o servidor. Ele foi encaminhado a um hospital, recebeu alta nesta sexta-feira (18) e não corre risco de morte. A Polícia Civil investiga o caso.
Nas imagens, captadas por uma câmera da rua, é possível ver o promotor chegando em casa de carro. Um homem, ainda não identificado, sai de um matagal na frente da residência, a pé, aproxima-se do veículo e começa a efetuar os disparos. Foram 15 tiros, sendo que 11 atingiram o carro, de acordo com a perícia feita no local do crime.
Em seguida, o promotor avança com o veículo para dentro do pátio da casa. O homem foge logo depois, a pé.
Franz foi baleado por um dos disparos, que o atravessou o braço e se alojou no abdômen. Ele foi conduzido ao hospital de Estrela, cidade vizinha a Teutônia, passou a noite na unidade e recebeu alta na manhã desta sexta. Está em casa, em estado de saúde estável, embora inspire cuidados.
Segundo a Polícia Civil, nenhuma hipótese de motivação para o ataque é descartada até o momento. Uma das linhas investigadas é a possibilidade de Franz ter sofrido uma possível retaliação por sua atuação como promotor. Horas antes, na tarde de quinta, ele havia participado de um júri.
O servidor atua no Ministério Público do Estado (MP-RS) há mais de 20 anos, sendo ao menos 10 em Teutônia. Ele é conhecido por sua atuação "combativa" nos processos que assume, mas "respeitosa", conforme a Associação do Ministério Público do RS (AMP).
Pessoas que tenham informações que possam levar ao autor dos disparos podem entrar em contato com a polícia pelo Disque Denúncia 181. O anonimato é garantido pelas autoridades.