Mil toneladas de sucata foram apreendidas em um desmanche irregular de caminhões localizado em Estrela, no Vale do Taquari, durante 121ª edição da Operação Desmanche, deflagrada nesta terça-feira (8). Duas pessoas foram presas por receptação.
Conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), este é o maior volume de sucata automotiva apreendida na história da Operação Desmanche, que teve início em 2016. Foram recolhidas do local, que fica próximo ao acesso à BR-386, aproximadamente 150 carcaças de caminhão. Entre o material apreendido, está um motor com numeração suprimida.
Os presos ainda receberam notificações administrativas pelo Corpo de Bombeiros por crime ambiental.
A SSP explica que os estabelecimentos vistoriados são selecionados de diversas maneiras, seja por meio de ações das equipes de inteligência das forças de segurança, por denúncias anônimas encaminhadas para o 181, da Secretaria, ou para o 197, da Polícia Civil. São fiscalizados, inclusive, locais credenciados junto ao Detran, para garantir que eles estejam seguindo os protocolos da Lei dos Desmanches.
Dados da SSP apontam que, desde que a lei entrou em visgou, há sete anos, o número de furtos e roubos de veículos caiu 65% no Rio Grande do Sul. A maior queda foi nos roubos — 75% de 2015 para 2022 —, crime mais grave que envolve também violência contra a vítima.