Um homem de 34 anos foi preso nesta quarta-feira (23) por suspeita de ter cometido uma série de roubos a ônibus em Gravataí, na Região Metropolitana. A prisão ocorreu no bairro Morungava, em uma ação conjunta da 2ª Delegacia de Polícia da cidade e do 17º Batalhão de Polícia Militar.
Segundo o delegado André Lobo Anicet, que coordenou a ação, o suspeito estava em uma clínica de reabilitação quando foi preso. A investigação teve início a partir de seis boletins de ocorrência de roubos em transporte coletivo, registrados entre julho e agosto na cidade.
Câmeras de monitoramento instaladas nos ônibus registraram a ação do criminoso. Conforme as imagens, ele aguardava o motorista abrir a porta, simulava estar armado, pegava o dinheiro do caixa e saía.
— Ele insinuava que estava armado, ameaçava quando abria a porta do ônibus, pegava o dinheiro e saía. Esse era o modus operandi dele. A princípio, ele agia sozinho — explica o delegado.
A partir das investigações, a polícia ingressou com dois pedidos à Justiça pela prisão temporária do suspeito. Ambos foram concedidos e cumpridos nesta quarta. Segundo o delegado, pelo menos quatro vítimas reconheceram o preso como autor dos roubos.
De acordo com Anicet, o suspeito tem antecedentes por furto, roubo e posse de drogas. Ele foi encaminhado ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), onde ficará à disposição da Justiça aguardando por audiência de custódia.
Posteriormente, o delegado deve solicitar a prorrogação da prisão temporária ou representar pela prisão preventiva. A investida faz parte da operação de combate ao roubo em transporte coletivo desenvolvida pela 2ª DP Gravataí.
Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp e Telegram pelo número (51) 98444-0606, ligando para o Disque Denúncia no 181, ou pelo site da Polícia Civil.