Mais um caso do golpe da mão fantasma foi registrada no RS. Desta vez, um idoso de 61 anos, morador do bairro São José, em Santa Maria, procurou a Polícia Civil após os estelionatários levarem R$ 43 mil de suas contas.
O caso ocorreu na tarde de terça-feira (22), quando a vítima recebeu uma mensagem de texto informando que havia realizado uma compra no valor de R$ 3.500. Após ligar para o número 0800 informado no SMS, gerenciado pelos estelionatários, o idoso acessou um link recomendado pelos supostos atendentes e baixou um aplicativo em que permitiu aos golpistas o acesso total ao seu telefone.
De acordo com a delegada Débora Dias, da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPCOI) de Santa Maria, este tipo de golpe já é bastante conhecido. Ela destaca que os golpistas utilizam um número de 0800 “idêntico aos números de atendimento da instituição bancária da vítima”.
— No momento em que a vítima liga, ela é atendida por um golpista, que se identifica como atendente do banco, e a induz a instalar um aplicativo que permite aos estelionatários fazer operações bancárias da conta da vítima, de forma remota — explica.
Foi o caso do idoso, que acessou o link que recebeu enquanto falava ao telefone com os estelionatários, que simulam um central de atendimentos bancários. Segundo relatou à polícia, a vítima foi envolvida pela conversa com os falsos atendentes, que orientaram o passo a passo para “reaver os valores”, que na verdade resulta na conclusão do golpe.
Após a ligação, o idoso decidiu verificar o extrato bancário, momento em que notou que havia sido vítima de um golpe. Diversas transferências e dois Pix foram feitos de sua conta, totalizando um prejuízo de R$ 43 mil.
Conforme Débora, em casos como este nunca se deve acessar links ou passar informações pessoais via telefone, como número de RG ou CPF. Os suspeitos ainda não foram identificados.
— Recebeu mensagem SMS ou ligação telefônica para confirmar uma compra? Não responda. Desligue o telefone e vá até sua agência bancária pessoalmente, converse com um atendente ou com o gerente da conta — orienta a delegada.
*Produção: Lucas de Oliveira