O segundo acusado a depor no processo que corre na Justiça Militar sobre a morte de Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, em São Gabriel, na Fronteira Oeste, foi o soldado Cleber Renato Ramos de Lima. Ouvido nesta quarta-feira (19), ele foi o responsável por redigir o boletim de atendimento logo após a abordagem ao jovem, em agosto de 2022. Lima e outros dois policiais militares são acusados, na Justiça Militar, de ocultação de cadáver e falsidade ideológica. Um processo por homicídio doloso qualificado, contra os mesmos réus, corre na Justiça comum.
O fato de o boletim de atendimento não ter retratado o que a investigação mostrou que aconteceu na abordagem ao jovem é justamente o motivo da acusação de falsidade ideológica. No depoimento ao Conselho Permanente da Justiça Militar, em Porto Alegre, o soldado disse que não julgou necessário colocar no boletim o local onde Gabriel foi deixado após a abordagem. Assim como o sargento Arleu Jacobsen, que depôs antes, Lima sustentou que a vítima foi levada até a localidade de Lava Pé porque pediu que isso fosse feito.
— Se ele tivesse indicado outro local, seria deixado em outro local — falou o soldado.
Questionado se faria algo diferente caso preenchesse o mesmo boletim de atendimento hoje, Lima disse que "talvez" acrescentasse que Gabriel havia sido conduzido e algemado. Ele também negou agressões e garantiu que os bastões da Brigada Militar não foram sequer retirados da viatura durante a abordagem ao jovem.
— Só o que quero dizer é que nós somos inocentes — comentou em sua última fala no interrogatório.
O depoimento de Lima começou pouco antes das 16h30min e se estendeu por cerca de uma hora. O terceiro e último réu a depor é o soldado Raul Veras Pedroso. Após os interrogatórios aos réus, nesta quarta, o julgamento na Justiça Militar está previsto para ocorrer na tarde de quinta-feira (20).
Gabriel Marques Cavalheiro desapareceu na noite de 12 de agosto de 2022, após ser abordado pela Brigada Militar, em São Gabriel. Ele passou uma semana desaparecido, até que o corpo foi encontrado em um açude, na localidade de Lava Pés.