Um homem e uma mulher foram presos, na tarde desta terça-feira (25), durante operação da Polícia Civil para combater o tráfico de drogas no bairro Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre. Durante a ação da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
A ofensiva foi batizada de Operação Nemeia. Segundo a delegada Ana Flávia Leite, titular da 4ª DIN, que coordenou a ação, o nome é uma resposta ao fato de que a facção criminosa intitulada "Bala na Cara" denomina seus integrantes como "leões".
A delegada explica que o leão de Nemeia, na mitologia grega, aterrorizava a região de Nemeia, assim como a facção criminosa atua na região do Bom Jesus. Portanto, como descreve, o objetivo da ação no bairro foi enfraquecer a facção criminosa.
Após monitorar residências utilizadas para o armazenamento de drogas, dinheiro e armas do grupo criminoso no bairro, os policiais iniciaram as abordagens.
Em uma casa, um homem foi preso. Segundo a Polícia Civil, o suspeito estava armazenando 100 gramas de crack, 100 gramas de cocaína, R$ 1,4 mil em cédulas diversas, uma balança de precisão, munição de calibre .380 milímetros e um caderno com anotações do tráfico de drogas.
Em outra residência, a polícia prendeu uma mulher. No local, foram apreendidas uma pistola calibre .380 milímetros e 13 munições de mesmo calibre, dois celulares, uma balança de precisão, cadernos com anotação do tráfico, 2,9 quilos de cocaína, 1,7 quilo de crack, 1,4 quilo de maconha, um notebook, dois carregadores de pistola Glock e R$ 37.812 em cédulas fracionadas.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo. Ambos foram conduzidos ao sistema prisional.