A Polícia Civil investiga criminosos que estaria punindo devedores com tiro na mão. Um homem, de 40 anos, foi preso preventivamente na última semana, por suspeita de ser o responsável por "disciplinar" aqueles que não pagavam suas dívidas com os traficantes. Ele foi detido no bairro Primavera, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
Conforme o delegado Tarcísio Koltbach, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, o suspeito teria gravado vídeos do momento em que estaria torturando dois homens, de 25 e 48 anos, que teriam dívida relacionada ao tráfico de drogas. As imagens teriam sido feitas em 25 de junho.
— Ele colocou a mão esquerda das vítimas uma sobre a outra e disparou um tiro de pistola que atravessou os membros dos dois homens. Tudo isso para disciplinar ambos pela dívida e por furtos a residências da região onde atua — explica.
Nas imagens, que foram encontradas no celular do suspeito, a dupla ainda é obrigada a exibir a mão baleada para a câmera, além de implorarem pelo perdão das dívidas.
— Eu sei que errei, estou tentando melhorar, só não quero ser cobrado — diz uma das vítimas na gravação.
É possível ouvir mais de uma pessoa xingando a dupla.
O hospital onde eles foram atendidos acionou a Brigada Militar (BM) para relatar que dois homens deram entrada na emergência com “ferimentos causados por disparos de arma de fogo”. A partir do boletim de ocorrência realizado pela BM, o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil.
Segundo Koltbach, o suspeito deverá ser indiciado pelo crime de tortura. Ainda de acordo com o delegado, ele tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação.
*Produção: Lucas de Oliveira