A Polícia Civil divulgou que foi detido, nesta quinta-feira (18), um preso do regime semiaberto do Instituto Penal de São Leopoldo, no Vale do Sinos. O apenado, que tem de passar as noites na unidade prisional, é investigado por, durante o dia, cometer assaltos.
Segundo a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), há provas suficientes que confirmam a participação do suspeito no roubo de uma carga de cigarro, ocorrido em 8 de março em Novo Hamburgo. Um homem foi preso em flagrante e todos os 528 pacotes levados pelos criminosos foram recuperados.
Esta prisão e o avanço da investigação fizeram a delegada Isadora Galian, responsável pelo inquérito, chegar ao nome de Roger Alves Belmonte, 42 anos. Condenado a 56 anos de prisão por roubo, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico, ele seria comparsa do suspeito detido.
Além disso, a delegada investiga a participação do suspeito em pelo menos outros sete roubos de cargas semelhantes, neste ano, no Vale do Sinos.
Isadora Galian ressalta que Belmonte tem outras passagens pela polícia por tráfico de drogas, coação no curso de processo, roubo a posto bancário, cárcere privado, porte ilegal de arma, disparo de arma de fogo, receptação, homicídio e roubo de veículos. GZH aguarda que um advogado do suspeito se apresenta à polícia, para buscar contraponto da defesa.
— Com todas as confirmações de envolvimento em, pelo menos, um caso, apesar de outras apurações, obtivemos ordens judiciais para cumprir ontem (quarta-feira) quatro mandados de busca e, com isso, apreendemos um revólver calibre 38 municiado. Estamos apurando se a arma foi usada no roubo de cigarros — ressalta Isadora.
Os mandados judiciais foram cumpridos nas residências dos dois presos e de outros suspeitos investigados, mas que respondem em liberdade. Não houve buscas na casa prisional. A suspeita de envolvimento do apenado em roubos foi comunicada à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e à Justiça.