A Polícia Civil investiga quais as causas, participantes e circunstâncias da briga que teria resultado na morte de José Mauro de Chaves Chaulet, 35 anos, na madrugada de domingo (7), no bairro São Geraldo, zona norte de Porto Alegre. A apuração dos fatos ainda é preliminar, mas o objetivo do inquérito é apontar qual foi o momento em que Mauro tomou a arma de um policial militar de folga no bar onde a confusão aconteceu.
Mauro teria acertado um tiro no militar e empreendido fuga no próprio automóvel. Já na rua, ao ser abordado por uma guarnição da Brigada Militar chamada pela segurança do estabelecimento comercial, ofereceu resistência e trocou tiros com os soldados, vindo a falecer no local durante atendimento, segundo informações preliminares de testemunhas e brigadianos.
— Pouco mais de 24 horas depois do crime, ainda não descartamos nenhuma linha de investigação. As apurações preliminares apontam para uma briga dentro de um bar, entre mulheres, que ele (Mauro) e outros homens ingressaram depois. Ele (Mauro) teria desarmado um policial militar de folga, teria acertado um disparo na perna do policial e feito fuga no próprio carro — comenta o diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Mario Souza.
As primeiras diligências do inquérito partem da análise das imagens de circuito interno e de ruas próximas ao bar. Depoimentos serão colhidos ao longo da semana, mas algumas informações ainda vão depender do resultado da perícia no corpo e no automóvel de Mauro.
Luto no norte do Estado
Natural de Ibirapuitã, Chaulet era lutador de artes marciais. Nesta segunda-feira (8), a prefeitura da cidade publicou uma nota se solidarizando com a família dele.
"A Administração Municipal de Ibirapuitã vem a público manifestar profundas condolências aos familiares e amigos em virtude do falecimento de José Mauro de Chaves Chaulet. Desejamos as famílias Chaves e Chaulet forças para superar este momento de tristeza", informou a página da prefeitura no Facebook.
Chaulet será velado em Cachoeirinha a partir da noite desta segunda-feira, de acordo com a publicação de familiares na mesma rede social. Ele deixa um filho de oito anos de idade.