Uma operação da prefeitura de Porto Alegre com a Guarda Municipal (GM), apoiada pela Brigada Militar, vistoriou um prédio alvo de reintegração de posse no Centro Histórico, nesta sexta-feira (26). O Edifício Irmãos Palmeiro fica no número 39 da Praça Rui Barbosa, ao lado do Centro Popular de Compras.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), o local é usado por uma facção criminosa. Um homem foi preso no local por tráfico de drogas.
Representantes do Ministério Público estiveram no local para conferir denúncia de uso do prédio como local de prostituição. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a CEEE Equatorial participaram para cortar ligações clandestinas de água e luz.
Quatro famílias moram no edifício de quatro andares e atuam no Centro Histórico como ambulantes. Elas nada têm a ver com os eventuais crimes praticados no local, mas ainda se negam a deixar a moradia.
— Esse prédio está em processo de reintegração de posse. A nossa intenção é marcar presença nesse local, tentar agilizar na Justiça essa questão e, então, isolar esse prédio. É um ponto de insegurança em pleno Centro — disse o secretário municipal adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
A reportagem de GZH ingressou no prédio acompanhada da Guarda Municipal. Nos quatro andares, há muito lixo e restos de móveis. Para os fundos, há um estacionamento que já chegou a ser invadido por suspeitos em fuga do prédio. Para aumentar a segurança, grades e cadeados foram instalados. Até quase 13h, a operação seguia em andamento. Os detalhes devem ser divulgados nesta tarde pela prefeitura.