Um menino de dois anos desaparecido em Santa Catarina há mais de uma semana foi localizado na segunda-feira (8) em São Paulo. A criança tinha sido vista pela última vez no dia 30 de abril, em Florianópolis, e um boletim de ocorrência foi registrado pela família na sexta-feira passada (5). Desde então, a polícia catarinense investiga o caso.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), a Polícia Militar do Estado encontrou a criança na zona leste da capital paulista, na tarde de segunda-feira. "O menor estava com um casal desconhecido, que foi preso em flagrante por tráfico de pessoas", afirmou a pasta. A criança passa bem.
A informação sobre a localização do menino também foi compartilhada nas redes sociais do SOS Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina.
Conforme a investigação, os policiais chegaram até o casal após serem informados pelo setor de inteligência da polícia que um carro envolvido em ação criminosa estava circulando pela região do Tatuapé. Os agentes localizaram o veículo e abordaram o casal.
Segundo a SSP, no banco traseiro estava uma criança de dois anos. Em contato com a polícia de Santa Catarina, foi constatado que havia a queixa do sumiço do menino.
A polícia de Santa Catarina informou que o veículo usado pelo casal era o mesmo que havia sido flagrado na região onde o bebê tinha desaparecido. O carro tinha placas adulteradas.
"O homem e a mulher, que não são casados entre si, foram presos em flagrante e devem passar por audiência de custódia nesta terça-feira (9)", acrescentou a SSP. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar de São Paulo e deve retornar para os familiares também nesta terça-feira.
As forças de segurança de São Paulo permanecem em contato com a Polícia Civil de Santa Catarina para esclarecer os fatos.
"O carro, celulares e a cédula de identidade de um homem identificado como marido da mulher que estava no veículo foram apreendidos. Além da dupla, o homem e a mãe biológica da criança, que deu entrada em um hospital na Grande Florianópolis no último dia que a criança foi vista, também serão investigados pela polícia", afirmou a SSP.
No Instagram, o humorista Juliano Gaspar, tio do menino, compartilhou informações e foto do sobrinho na tentativa de ajudar nas investigações. "Minha irmã, mãe dele, está internada e não consegue dar informações de onde o deixou ou quem ficou com ele. Qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser enviado aos números do post de forma completamente sigilosa. O ocorrido foi na Grande Florianópolis, mas ele pode estar em qualquer lugar", disse em publicação no sábado (6).
Na segunda-feira, Gaspar informou que o sobrinho havia sido encontrado e agradeceu pelas mensagens de apoio que recebeu nos últimos dias. "Ele estava em São Paulo. É o que podemos dizer no momento. Mas está bem e salvo. Daremos mais detalhes, em breve. Nossa eterna gratidão", publicou após a criança ser encontrada.