A Polícia Civil e a Brigada Militar cumpriram 12 mandados de prisão nesta sexta-feira (28), em operação contra um grupo suspeito de roubo de veículos, principalmente na zona norte de Porto Alegre. De acordo com o delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Investigação Criminal do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sete suspeitos haviam sido presos até as 15h30min nos bairros Mário Quintana e Rubem Berta. Os nomes não foram divulgados.
Entre os capturados estão dois homens, um de 35 e um de 38 anos, investigados por ao menos seis roubos de veículos ocorridos em áreas nobres da Capital, nos bairros Petrópolis, Moinhos de Vento e Auxiliadora, em fevereiro e março de 2023. Segundo as investigações, o homem mais novo abordava as vítimas e anunciava o assalto, usando arma de fogo (veja no vídeo acima). Já o outro suspeito era responsável por levar o comparsa até o local dos roubos, e depois escoltá-lo até outro lugar. Dos seis veículos roubados, quatro foram recuperados pela Brigada Militar.
Conforme a Polícia Civil, a 3ª fase da Operação Boreal, que começou na quinta-feira (27), tem como objetivo a prisão dos responsáveis por roubos de veículos na Capital e o reforço no patrulhamento ostensivo em áreas de interesse mapeadas pelos setores de inteligência dos órgãos policiais. Segundo os delegados Newton Martins Filho e João Vitor Herédia, da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos, "foram realizadas análises de cenário, considerando os locais, horários e dias da semana em que há maior incidência da prática do crime". De acordo com eles, há uma maior concentração de roubos de veículos entre 18h e 22h das sextas-feiras, razão pela qual a operação foi feita nesta data.
Participaram da ação policiais da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), e a Brigada Militar, por meio dos batalhões do Comando de Policiamento da Capital (CPC).
O Deic oferece um telefone para denúncias anônimas de crimes: 0800-510-2828.