Morreu, no final da noite de quinta-feira (27), o morador de Catuípe, município do noroeste do Estado, baleado pelo vizinho brigadiano. Segundo a investigação, o disparo aconteceu durante uma briga, motivada pelo fato de o PM estar incomodado com o som alto da vítima, que recebia amigos em casa em uma festa na última sexta-feira (21).
Gilvane Pinto, 41 anos, estava em estado grave na UTI do Hospital de Caridade de Ijuí, para onde foi levado após ser ferido. Ele se mantinha vivo “ventilado por aparelhos”, segundo a mais recente atualização da institução.
O autor do crime está preso preventivamente, e alega ter se defendido, pois o vizinho teria puxado uma faca durante a discussão. A Polícia Civil aponta que já havia um histórico de desentendimentos entre os dois. Na terça-feira (25), ele foi levado ao Batalhão de Policiamento de Guarda da Brigada Militar, em Porto Alegre. O nome do PM não foi divulgado.
A arma utilizada pelo policial, uma pistola 9 milímetros registrada no nome dele, foi entregue e apreendida para ser periciada. A Brigada Militar informou ter aberto inquérito policial militar, que transcorre paralelamente à investigação criminal realizada pela Polícia Civil. Via nota, a BM confirma que acompanha os fatos.