A Polícia Civil apreendeu no final da tarde de terça-feira (25), em Porto Alegre, um arsenal que, conforme a apuração, pertencia a uma facção criminosa gaúcha. Duas pessoas foram presas em flagrante na ação, que foi realizada pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3ª DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
Segundo o delegado Gabriel Borges, a investigação teve início há três meses, após a polícia receber informações de que um homem era responsável por armazenar armas para um grupo criminoso que tem base no Vale do Sinos. De acordo com a polícia, ele forneceria o armamento à facção para a realização de crimes patrimoniais e atentados contra rivais.
Ainda conforme os policiais, com o avançar da investigação, foi constatado que o homem também armazenava drogas no local e fazia entregas dos entorpecentes em bairros nobres da Capital.
A Polícia Civil obteve as ordens judiciais e deflagrou a operação na terça-feira. O homem foi abordado no final da tarde, enquanto fazia uma entrega de drogas no centro de Porto Alegre, acompanhado de um segundo suspeito.
No veículo em que estavam, foram apreendidas drogas e dinheiro. Em seguida, os policiais continuaram a ofensiva ingressando em dois imóveis utilizados pelos investigados, na Zona Norte.
No primeiro, foram apreendidos cinco quilos de maconha e um quilo de cocaína. No segundo imóvel, foram apreendidas diversas armas de fogo, incluindo um fuzil, uma espingarda, um revólver e quatro pistolas, além de coletes balísticos. Uma das pistolas havia sido furtada de um policial civil em Capão da Canoa no final do ano passado.
Após o cumprimento dessas diligências, os policiais se dirigiram a outro ponto, em uma área rural na Zona Leste, onde haveria mais um depósito de armas de fogo. Lá, foram apreendidas mais quatro pistolas, dezenas de munições e carregadores, outro um fuzil e uma espingarda automática de origem turca.
A investigação prosseguirá, com o objetivo de identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros do grupo. Os dois presos não tiveram os nomes divulgados.
Veja o que foi apreendido na operação:
- Dois fuzis
- Duas espingardas, sendo uma de origem turca
- Oito pistolas, sendo uma que havia sido furtada de um policial no final de 2022
- Um revólver
- Coletes balísticos
- Dezenas de munições e carregadores
- Cinco quilos de maconha e um quilo de cocaína
- Dinheiro