Tentativas de golpes em familiares de pacientes no Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, fizeram com que a direção da instituição emitisse um alerta, principalmente para os casos de UTI.
Segundo o hospital, os criminosos se passam por médicos ou funcionários do Sistema de Regulação de Leitos do Estado para procurar parentes ou acompanhantes e pedem um pagamento para cobrir procedimentos tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto dos demais convênios e particular.
A direção hospitalar reforça que qualquer tratamento ou serviço realizado pelo SUS é totalmente gratuito. O hospital orienta aos pacientes e familiares que, se receberem qualquer ligação deste tipo, entrem em contato com a ouvidoria, pelo telefone (51) 3713-7411, ou diretamente no setor, que fica dentro do hospital.
A instituição ainda salientou que nenhuma informação de paciente é fornecida por telefone ou e-mail, sendo repassada somente por um profissional devidamente identificado e pessoalmente ao familiar de um paciente.
Golpe usando o nome de hospitais para extorquir familiares de pacientes é recorrente
O golpe em familiares de pacientes hospitalares é recorrente. Em 2017, o mesmo crime foi registrado no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre; em 2020, no auge da pandemia, surgiram denúncias de pacientes do Hospital Moinhos de Vento; em maio do ano passado, os golpistas agiram em Santa Maria; e em março deste ano, houve novos registros na Capital. Em todos os casos, a sistemática é a mesma. Os criminosos procuram familiares de pacientes pedindo depósitos para a realização de procedimentos urgentes que, além de não serem realmente necessários, seriam cobertos pelo SUS.