Dez toneladas de fios de cobre furtados foram apreendidas pela Guarda Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (27). A carga foi encontrada em três caminhões no bairro Lami, Zona Sul. Segundo a Guarda, essa foi a maior apreensão desse tipo feita pela corporação em 2023.
A abordagem foi feita após uma denúncia de que os veículos estariam trafegando pela na Estrada do Varejão. Um dos motoristas dos veículos informou aos guardas que a carga havia sido retirada de um ferro-velho na Zona Norte. O local era um dos alvos da operação feita pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, que apreendeu outras cinco toneladas de fios de cobre e prendeu seis pessoas.
Ainda segundo a Guarda Municipal, os cabos possuem diferentes origens. Parte delas já foi reconhecida por uma empresa de telefonia. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ainda não confirmou se parte da mercadoria é oriunda de semáforos danificados na Capital.
Os caminhões foram apreendidos e levados à sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Inicialmente, havia sido registrada a recuperação de 300 quilos. No entanto, durante a noite uma nova contagem apontou para a quantia de 10 toneladas de cabos. Os três motoristas foram presos por receptação qualificada.