Reportagens do Grupo de Investigação (GDI) da RBS publicadas nesta segunda-feira (24) mostram o que está por trás do aumento das ocorrências envolvendo furtos de fios e cabos no Estado. Só em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, entre janeiro e abril deste ano, 168 furtos de cabos de cobre — totalizando 11,4 mil metros de fiação subtraída.
A quantidade furtada é 35% maior do que a registrada em todo o ano passado, quando foram levados 8,4 mil metros de fios. Em 2021, foram 3,2 mil metros. Ou seja, a intensidade do crime praticamente triplicou em dois anos (256%).
Leia as reportagens:
Veja alguns flagrantes de furtos:
Vídeo obtido pela reportagem mostra um ciclista andando em círculos em São José do Norte, no sul do RS. Em determinado momento, ele desce da bicicleta, escala um muro e, em segundos, usa um alicate para cortar um cabo. Imediatamente, as luzes se apagam na rua. Ele sai calmamente para recolher os fios.
Outro registro é na Capital, em plena luz do dia. Um homem sobe em um poste na Avenida Voluntários da Pátria, na esquina com a Rua Comendador Álvaro Guaspari, na área central da cidade. O furto ocorre em frente a pedestres e motoristas, pouco antes do meio-dia.
Na imagem a seguir, é possível ver um homem furtando cabos ao lado do Dilúvio, na região da orla do Guaíba, também em Porto Alegre. O flagrante ocorreu na esquina das avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva.
Outro caso foi registrado na Cidade Baixa. É possível ver o criminoso caminhando sobre os fios, na esquina da Avenida Loureiro da Silva com a Rua João Alfredo. Em seguida, ele é abordado e detido por uma equipe da Guarda Municipal.
No vídeo abaixo, é possível ver um homem se pendurando na fiação para furtar os cabos. O registro foi feito em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana: