Após o ataque que matou quatro crianças em uma creche de Blumenau, no vale do Itajaí, em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello (PL) anunciou, nesta segunda-feira (10), que, em até 60 dias, todas as escolas estaduais do Estado terão, ao menos, um policial armado. As informações são dos portais g1 e NSC.
A iniciativa custará R$ 70 milhões ao ano e será implementada em 1.053 unidades de ensino. Além de profissionais que estão na ativa, o Estado pretende contratar policiais militares, civis e bombeiros da reserva. A medida foi anunciada durante a cerimônia de balanço dos primeiros cem dias da gestão Jorginho, cinco dias após a tragédia na creche particular Cantinho Bom Pastor.
O governo catarinense também anunciou outras quatro medidas em resposta ao ataque em Blumenau:
- lançamento de um protocolo de treinamento de professores para reação rápida e segura;
- estruturação de um centro integrado de operações policiais, visando a "aumentar ainda mais a velocidade de resposta das instituições em cenários de emergência";
- criação de um Comitê Permanente de Segurança nas Escolas para monitorar a implantação das ações, avaliar resultados e sugerir novos esforços;
- reforço da ronda escolar de forma contínua.
— Já começamos o processo. A ronda na escola já começou, o vigia na escola já começou. E o homem ou a mulher armada dentro da escola, em 60 dias a gente começa — disse o governador.
Em relação às creches e escolas municipais, Mello afirmou que o Estado não irá exigir a escolta armada e que será de responsabilidade de cada administração a decisão.
— Teremos colaboração com os prefeitos e entendimentos, mas é de responsabilidade do município — pontuou.
Após o crime, a prefeitura de Blumenau anunciou férias na rede municipal de ensino para contratar segurança privada. As aulas retornam em 17 de abril.
Outras medidas, como a implantação de 125 câmeras nas escolas do município, já haviam sido anunciadas pela prefeitura após o ataque à creche. A instituição onde houve o atentado fará uma reunião com órgãos do governo, na terça-feira (11), para traçar planos de segurança.
O crime
Quatro crianças morreram em ataque à escola infantil Cantinho do Bom Pastor, na Rua Caçadores, bairro Velha, em Blumenau, Santa Catarina, na manhã da última quarta-feira (5).
Um homem de 25 anos invadiu a escola e feriu as vítimas com uma machadinha. Depois, se apresentou em um quartel da Polícia Militar e está preso. Segundo a Polícia Civil, ele será indiciado por quatro homicídios triplamente qualificados e também quatro tentativas de homicídio.
Quem são as vítimas
- Bernardo Cunha Machado: cinco anos
- Bernardo Pabst da Cunha: quatro anos
- Larissa Maia Toldo: sete anos
- Enzo Marchesin Barbosa: quatro anos