A prefeitura de Blumenau realizou, nesta quinta-feira (6), reunião com todos os gestores das instituições de educação municipais, estaduais e privadas da cidade. O objetivo foi dialogar a respeito do atentado que matou quatro crianças e feriu outras cinco na instituição privada CEI Cantinho Bom Pastor, localizada no bairro da Velha, na quarta-feira (5), buscando esclarecer e tratar de maneira coletiva os fatos neste momento de crise.
Na ocasião, o prefeito Mário Hildebrandt anunciou que a prefeitura vai ampliar e implementar 125 câmeras de segurança em todas as escolas do município, que deverão estar integradas à Central de Controle Operacional. Hildebrandt destacou que ainda deve ser formalizado um termo de cooperação para que a Polícia Militar também tenha acesso às imagens.
Além disso, as instituições também deverão ter psicólogos para atuar sempre que necessário junto às unidades de ensino. Um plano de contingência para situações como o ataque desta última quarta-feira também será produzido pelos órgãos de segurança pública e pela prefeitura.
— É bom deixar claro que essa não é uma solução que vamos implantar do dia para a noite, é um conjunto de esforços que será colocado em prática o mais breve possível. Estamos criando também, junto ao governo do Estado, algumas estratégias com a participação das forças de segurança para atuar nas unidades educacionais. Assim que esse plano estiver finalizado, vamos divulgar todos os detalhes — afirmou o prefeito.
O encontro teve também a participação de representantes da Polícia Militar, da Polícia Científica, da Polícia Civil, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Educação.
Diretrizes para retomada das aulas
Ainda na tarde desta quinta-feira, a prefeitura de Blumenau promoverá uma reunião online com todos os profissionais da educação que atuam no município, com o objetivo de orientar sobre os procedimentos a serem tomados nas instituições de ensino nos próximos dias.
As aulas no município foram canceladas na quarta e na quinta-feira (6), e devem ser retomadas na segunda (10). A prefeitura de Blumenau também decretou luto oficial de 30 dias em razão da tragédia.
— Estamos trabalhando junto com diversos órgãos. De forma coletiva, estamos buscando soluções para continuar e superar esse momento de crise, para que possamos voltar às aulas com tranquilidade na segunda-feira — destacou Alexandre Matias, secretário municipal de Educação.
Vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar destacou a união de esforços diante da tragédia:
— Neste momento difícil, precisamos nos unir e auxiliar naquilo que estiver ao nosso alcance, seja com melhorias físicas, como as que já estamos estudando e estruturando, seja na forma de abraço e ombro amigo. O momento é de união e empatia, e nosso papel, enquanto gestores, é prestar todo o apoio possível para as vítimas, familiares e também aos nossos profissionais da rede.