O primeiro dia da operação que combate a atuação de organizações criminosas em ao menos dez municípios da Região Metropolitana terminou na prisão de 27 pessoas. A ação, feita em conjunto pela Brigada Militar e Polícia Civil, tem como objetivo combater áreas onde há presença de facções responsáveis por crimes de tráfico de drogas e homicídio.
Segundo balanço parcial divulgado pela BM, das 16h até o final da noite de quarta-feira (8) foram efetuadas prisões em quatro municípios. A maioria delas ocorreram em Porto Alegre.
Na Zona Norte da capital, foram detidos um homem e uma mulher, responsáveis pelo abastecimento de drogas na Vila Páscoa, no bairro Santa Rosa de Lima. Com eles, foram encontradas diversas porções de cocaína, um celular e mais de R$ 2 mil em dinheiro. Já na Zona Sul, outros sete indivíduos foram presos, três no bairro Cristal e quatro no Camaquã.
Também teve prisões em Canoas, Gravataí e Sapiranga. No município situado no Vale do Sinos, foram apreendidas máquinas de jogos de azar. A ação ocorreu ainda em Viamão, Alvorada, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Os trabalhos dos policiais devem se estender nos próximos dias, podendo alcançar outros municípios e regiões do Estado. Um novo balanço da operação deve ser divulgado nesta sexta-feira (10).