Um detento baleado durante briga generalizada no Presídio Estadual de Rosário do Sul morreu na madrugada deste domingo (26). O confronto entre grupos rivais ocorreu na tarde do sábado (25) e resultou em 16 feridos - sendo três atingidos por disparos de arma de fogo, conforme a Polícia Civil.
Um criminoso condenado por tráfico de drogas tinha um revólver calibre 38 e fez disparos no pátio da prisão. Depois disso, o grupo atacado revidou com barras de ferro e facas artesanais.
Ao todo, 16 ficaram feridos. O autor dos tiros foi autuado em flagrante pela Polícia Civil. Ele deve ser transferido. O ferido que morreu é Leonardo Passamani Pereira, 24 anos. Conforme a polícia, ele tinha condenação por homicídio.
Segundo o delegado Giovanni Lovato, titular da Delegacia de Rosário do Sul, os presos estariam no pátio conversando durante horário de banho de sol quando um preso sacou a arma e atirou contra um grupo. O nome do autor dos tiros não é divulgado a fim de preservar a investigação. O grupo do preso que atirou tentou se proteger na cozinha, mas houve feridos ainda assim.
Autoridades agora estão atentas para eventuais retaliações entre os grupos fora da prisão.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) emitiu nota neste domingo informando que a briga começou por volta das 14h30min e foi controlada às 16h do sábado. Segundo o órgão, 16 apenados foram atendidos no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliador e três deles seguiam internados pela manhã.
A Susepe disse ter controlado a situação depois de "intervenção e revista geral na unidade prisional, que contou com agentes dos Grupos de Intervenção Regional da 6ª e da 2ª Regiões Penitenciárias, do Grupo de Ações Especiais, além de servidores da própria unidade prisional. Durante a revista, foi encontrado, além de objetos ilícitos dentro da unidade, uma arma de fogo calibre 38".
O caso será apurado pela Corregedoria-Geral dos Serviços Penitenciários e pela Polícia Civil.