Uma ação de três assaltantes foi registrada por câmeras de segurança de uma tenda às margens da RS-239, em Taquara, no Vale do Paranhana. O trio de criminosos exigia dinheiro e chaves de um veículo. O roubo aconteceu na segunda-feira (20), por volta das 17h45min, e acabou matando um adolescente de 17 anos.
Kauã Taylon Fontana Frasan morreu ao atirar contra um dos criminosos, após ver a família toda rendida durante o assalto ao comércio. Ele foi atingido por um segundo assaltante. As imagens mostram que os três homens chegaram a pé ao local (veja imagens acima). Eles abordaram e renderam a família, formada por pai, mãe e três filhos.
A ação foi flagrada por câmeras de segurança do local. É possível ver o trio chegando e anunciando o assalto. Kauã, mãe e pai estão em um quiosque que fica ao lado da tenda. O adolescente e o pai, Luiz Henrique Frasan, saem correndo, em direção aos fundos, onde fica a residência da família, e são seguidos por dois criminosos. O terceiro homem aborda a mãe, Ivanir Fontana, 41, que é levada para a tenda e obrigada a entregar o dinheiro do caixa. Depois, ela tem as mãos amarrada com cadarços e é levada para a sacada da casa, onde o resto da família estava rendida. A mulher, que tem problema cardíaco e usa marca-passo, passava mal e pedia que uma ambulância fosse chamada.
Nesse momento, Kauã teria afirmado aos criminosos que mais um parente estaria dormindo dentro da casa. Os assaltantes teriam ordenado que ele o chamasse para também ser rendido. Segundo a família, a desculpa foi usada pelo adolescente para entrar na casa e pegar a espingarda. Kauã então teria saído da residência e atirado contra o homem que rendia a mãe e dado uma coronhada com a arma no criminoso ao lado dele. O equipamento, de cano longo, permitia apenas um disparo.
Na sequência, ele foi baleado no tórax por um dos assaltantes, que fugiu da casa junto ao comparsa. O baleado ficou no local.
Kauã foi levado pela família ao hospital, mas não resistiu e morreu logo depois, ainda na segunda-feira. O criminoso atingido, que tinha 27 anos, também foi encaminhado ao mesmo hospital e morreu.
O caso é investigado pela Polícia Civil de Taquara, que tenta identificar os dois homens que fugiram do local. Até o momento, ninguém foi preso.