Cerca de 4,7 quilos de maconha foram apreendidos, na manhã desta quarta-feira (4), em uma casa que servia como depósito de drogas para uma facção criminosa no bairro Coronel Aparício Borges, na zona leste de Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil, os moradores que residiam no imóvel, na Rua da Represa, foram expulsos pelos criminosos do Campo da Tuca, que passaram a utilizar o local para realizar movimentações ligadas ao tráfico de drogas na região.
A 1ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (1ª Din) já investigava os movimentos da facção no endereço, após denúncias de moradores da região. O delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Din, destaca que a colaboração de pessoas que frequentam a vizinhança foi fundamental para a ação policial.
— Em conversas com moradores, foi possível corroborar as denúncias. Inclusive, conseguimos identificar o homem que seria responsável pelo imóvel, um indivíduo com antecedentes criminais por tráfico de drogas — conta o delegado.
Ao chegar na residência, ainda no lado de fora, os policiais sentiram um forte cheiro de maconha. Dentro da casa, a equipe encontrou um tijolo de três quilos de maconha, escondido dentro de uma mochila, e 55 porções, já fraccionadas para venda, pesando um 1,7 quilo. Segundo a polícia, a quantidade de drogas apreendidas está avaliada em R$ 10 mil.
— Essa apreensão demonstra como, cada vez mais, as facções têm fraccionado seus materiais ilícitos em diversos lugares para evitar grandes apreensões por parte da polícia — diz.
O suspeito de realizar as movimentações na residência já foi identificado, mas não foi encontrado. O delegado Dill revela que um mandado de prisão preventiva já foi requerido contra o suspeito.
*Produção: Lucas de Oliveira