A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu na manhã de terça-feira (3) quatro suspeitos de transportarem uma remessa de drogas dentro de livros. A investigação iniciou com a apreensão dos itens, no aeroporto de São Luís, em junho de 2022. Dois suspeitos foram presos em flagrante na ocasião.
Além das prisões, os policiais cumpriram seis mandados de busca e apreensão na terça. O delegado Diego Schiavini contou ao G1 que os criminosos transportavam 7,5 quilos de maconha, 5 quilos de crack e 500 gramas de cocaína dentro dos livros. O material vinha de Rio Branco, no Acre.
Os policiais da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) apuraram que os traficantes estariam utilizando o transporte aéreo para distribuir drogas entre o Acre e o Maranhão. Eles flagraram dois homens carregando uma grande caixa e a colocando dentro de um carro. Abordados, alegaram que transportavam livros.
No entanto, divergências no valor do frete e nas informações de origem e destino da carga, além do nervosismo dos suspeitos, fizeram os agentes verificarem, de forma mais minuciosa, as obras transportadas, encontrado as drogas.
Os dois homens foram presos em flagrante pelo crime de associação ao tráfico e tráfico de entorpecentes. Eles foram levados até a Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha e seguem esperando julgamento.