A Polícia Civil localizou nesta quarta-feira (21) um dos depósitos de armas de uma facção que tem base no Vale do Sinos. Em uma residência no bairro Encosta do Sol, em Estância Velha, foram encontrados dois fuzis, uma pistola, carregadores e munição.
Na sequência da Operação Red, os agentes também foram ao centro de Campo Bom, onde, em uma casa, foram apreendidos cinco quilos de cocaína.
A investigação, conduzida pelo titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, delegado Thiago Lacerda, continua, já que foi confirmado que o armamento e o entorpecente abasteceriam pontos de tráfico na Região Metropolitana.
Larcerda destaca que foi instaurado inquérito após identificar que traficantes da cidade estavam recebendo drogas e armas do Vale do Sinos.
Em Estância Velha, havia dois fuzis calibre .556, uma pistola Glock calibre nove milímetros, um "Kit Roni" — equipamento de tiro esportivo usado por criminosos para transformar armas comuns em submetralhadoras —, carregadores de armas e 30 cartuchos. O delegado conta que, quando os policiais chegaram no local, havia pelo menos dois criminosos que fugiram pelos fundos. Não houve troca de tiros e os integrantes da facção deixaram documentos na residência.
A outra ação foi realizada em Campo Bom. Foram localizados cinco quilos de cocaína já embalados em cinco tijolos e prontos para a venda. O imóvel, que seria usado como depósito, estava vazio.
O inquérito apura tráfico e associação ao tráfico de armas e drogas. A polícia já tem as identificações iniciais de alguns suspeitos envolvidos no caso.