A Polícia Civil prendeu em flagrante nesta quinta-feira (17) duas mulheres por maus-tratos contra um menino, de 11 anos, no bairro Guajuviras, em Canoas, na Região Metropolitana. Elas são mãe e avó da criança.
Os policiais foram chamados pelo Conselho Tutelar, após o conselheiro não conseguir acessar a residência nem conversar com as duas mulheres. A dupla, ao perceber a chegada do agente, se escondeu dentro de casa e trancaram a criança.
Conforme a polícia, foram feitas novas tentativas de contato – inclusive por ligações telefônicas, mas, sem sucesso. Os policiais decidiram, então, invadir a residência.
O menino, de 11 anos, foi resgatado e encaminhado para uma análise médica. A médica que fez o atendimento confirmou a presença de lesões novas e antigas. Em depoimento, a criança, que é autista, confirmou aos policiais que apanhava da mãe e da avó.
—Ele era agredido de forma recorrente. Os vizinhos fizeram a denúncia e filmaram a agressão, foram muito organizados. A situação se repetia com frequência. Nós saímos do local aplaudidos pelos moradores — revelou o delegado Pablo Rocha, que atendeu a ocorrência.
As duas mulheres foram presas em flagrante e autuadas. Elas responderão pelo crime de maus-tratos e por impedir o trabalho do Conselho Tutelar. O pai do menino, que é separado da mãe, foi notificado pelo Conselho Tutelar sobre o ocorrido.
Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o nome da rua onde aconteceu o fato não foi informado para não identificar a vítima nesta reportagem