Uma falsa viatura discreta, semelhante aos veículos das forças de segurança, foi aprendida pela Polícia Civil na residência de um homem de 29 anos, no bairro Rincão dos Ilhéus, em Estância Velha, no Vale do Sinos, na manhã desta quarta-feira (26). Segundo investigação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o homem utilizava o veículo para crimes ligados a uma facção criminosa à qual ele pertenceria. Uma pistola Glock calibre 45 também foi apreendida, e o homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
O veículo, um Corolla branco, é blindado e possui sirene, similar às viaturas discretas das forças de segurança. De acordo com a Polícia Civil, possivelmente, o carro era utilizado para roubos e até homicídios, além de auxiliar em práticas da facção.
— A utilização de um veículo semelhante às viaturas policiais gera uma insegurança extremada nas atividades policiais discretas e, também, uma insegurança na população em relação a ações policiais reais — explica o delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Delegacia do Denarc.
O homem, que possui antecedentes criminais por roubo e homicídio, já era investigado pela 1ª DIN e pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), sob denúncias de roubos e tráfico de drogas.
*Produção: Lucas de Oliveira