Um homem e uma mulher, ambos de 37 anos, foram presos por volta das 11h desta terça-feira (11) por furto de peças de metal de cemitério na localidade de Linha Harmonia, em Teutônia, no Vale do Taquari.
Conforme o comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar, capitão Fábio Bilhar, a Brigada Militar recebeu chamado para verificar um automóvel Volkswagen Gol, de cor vermelha, com placas de Gravataí, em atitude suspeita na Rua Alfredo Driemeyer, no bairro Teutônia.
Ao localizar o veículo, os policiais militares efetuaram a abordagem que resultou na prisão da dupla. Com os dois suspeitos, foram localizadas mais de 20 peças de metal removidas de túmulos, inclusive com algumas fotos dos falecidos. No bolso da calça do homem, foi encontrada uma chave de fenda.
No veículo, também havia diversas ferramentas. O homem tem antecedentes criminais por roubo a transporte coletivo, furto qualificado, lesão corporal, desobediência, perturbação da tranquilidade e vias de fato.
Ambos os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Teutônia para registro da prisão em flagrante. O homem foi encaminhado ao Presídio Estadual de Lajeado, e a mulher, para o Presídio Feminino de Lajeado. O veículo foi apreendido.
O comandante da BM destaca que este tipo de crime vem aumentando no Estado e tem um impacto afetivo sobre a comunidade. Ele pontua que a população está atenta às movimentações atípicas no entorno de cemitérios, especialmente, em localidades afastadas.
— Parece um crime pequeno, mas tem um peso afetivo na comunidade. Eles roubam principalmente em cemitérios do Interior e levam para derreter porque tem um valor comercial. Em túmulos mais antigos, aquelas são as únicas fotos que os familiares têm dos mortos, por isso tratamos com muita seriedade — afirma.