A Polícia Civil divulgou na manhã deste sábado (27) a prisão de um suspeito de envolvimento em 10 assassinatos e tentativas de homicídio ocorridos somente neste mês de agosto na zona norte de Porto Alegre. O homem detido não teve nome e idade divulgados.
Entre os casos apurados, um deles ocorreu nessa sexta-feira (26), quando um posto de saúde e uma escola fecharam as portas após a execução de uma pessoa. Outro, no dia 2, foi um duplo homicídio ocorrido nas imediações de uma padaria — crime que foi registrado por câmeras de segurança (veja abaixo).
A prisão preventiva foi realizada em uma área de invasão no bairro Rubem Berta, na Zona Norte, por agentes da 5ª Delegacia de Homicídios e policiais militares do 20º Batalhão da Brigada Militar. O delegado Gabriel Lourenço, responsável pelas investigações dos assassinatos ocorridos na região, diz que todos têm, inicialmente, ligação com uma guerra entre duas facções que disputam pontos de venda de drogas.
Segundo Lourenço, estão sendo apurados caso a caso, assim como se o detido foi o autor dos disparos ou se estava apenas junto no momento dos crime. No entanto, a polícia afirma já ter provas de que ele participou de seis assassinatos e de outras quatro tentativas.
A investigação continua para identificar outros envolvidos nos crimes.
Ataques
Os crimes ocorreram na Zona Norte, principalmente nos bairros Rubem Berta e Mario Quintana. O mais recente ocorreu por volta das 10h de sexta-feira na Rua Wolfram Metzler, distante cerca de 50 metros da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente e próximo também da Unidade de Saúde Rubem Berta. A morte da vítima, que levou sete tiros, levou os locais a encerrarem as atividades naquele dia.
Já no dia 2 deste mês, houve a execução de dois homens na Avenida Irmão Faustino João, Loteamento Timbaúva, que também fica no Rubem Berta. As cenas dos disparos foram registradas pela câmera de um estabelecimento comercial.
Três homens armados com pistolas dão dezenas de tiros contra duas vítimas em uma padaria. Um dos alvos morre na calçada e outro, que tentou fugir, no meio da via pública. Os disparos motivaram grande correria por parte de populares que esperavam ônibus e faziam compras na região.
Outro caso ocorreu no dia 12, quando um jovem de 18 anos foi morto a tiros nos fundos de um mercado, desta vez no bairro Mario Quintana. Três dias depois, em 15 de agosto, dois corpos foram encontrados no porta-malas de um carro parcialmente carbonizado.
O crime ocorreu na Rua Sebastião do Nascimento. As vítimas estavam com as mãos amarradas e apresentavam sinais de estrangulamento.