Correção: a vítima chama-se Leandro Pinto de Fraga, e não Luciano Pinto como publicado entre as 11h51min do dia 22/6 e as 11h15min de 28/6. O texto foi corrigido.
Foi preso no fim da manhã desta quarta-feria (22), o suspeito de matar a facadas o motorista de um ônibus durante um assalto na noite dessa terça-feira (21), em Viamão, na Região Metropolitana. O crime ocorreu na linha Tarumã-Centro, na RS-118, bairro Estalagem.
Conforme a delegada Marcela Brito, titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) do município, o suposto autor tem 39 anos, vários antecedentes criminais e, inclusive, havia deixado o sistema prisional na semana passada, ao progredir para o regime semiaberto. Ele cumpria pena pelo crime de roubo a transporte coletivo e deveria ter se apresentado nessa terça para colocar tornozeleira eletrônica. O nome dele não foi divulgado.
As imagens das câmeras de segurança do coletivo foram fornecidas pela empresa à Polícia Civil e mostram que a ação durou cerca de dois minutos. O suspeito entra no ônibus às 20h37min, passa pelo motorista, faz menção de ir ao fundo do veículo e retorna. Em seguida, anuncia o assalto e começa a recolher o dinheiro que está junto do console.
Cerca de um minuto depois, o criminoso parte para cima do motorista, que reage. Eles entram em luta corporal e o condutor acaba ferido por uma facada no peito. O ladrão ainda recolhe alguns objetos e, às 20h39min, desce do ônibus.
A faca usada no crime foi deixada dentro do coletivo. Ela foi recolhida e passará por perícia.
Havia passageiros no ônibus no momento do assalto. Eram cerca de quatro pessoas e nenhuma delas foi ferida. Conforme a delegada, elas ficaram em estado de choque e não conseguiram depor logo após o ocorrido, por isso estão sendo chamadas para ir à delegacia.
A vítima foi identificada como Leandro Pinto de Fraga, 41 anos. De acordo com a empresa Viamão, ele trabalhava como motorista desde maio de 2016. A família não autorizou a empresa a divulgar dados pessoais dele, nem informações sobre atos fúnebres.