A Polícia Civil prendeu um homem de 60 anos por estupro de vulnerável no bairro Navegantes, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (30). A prisão ocorreu em cumprimento a uma determinação da Justiça. O crime ocorreu em 17 de novembro de 2010.
A ação foi coordenada pelo delegado Arthur Raldi, titular da Delegacia de Capturas (Decap) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). A vítima era uma menina de nove anos, à época.
De acordo com o delegado, o suspeito, que é cadeirante, teria atraído a criança ao deixar que ela mexesse em seu telefone celular. Ele tem antecedentes por ameaças.
O homem está temporariamente detido em uma cela na sede do Deic, aguardando para onde será encaminhado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
— Tão logo a Susepe informe o estabelecimento prisional a ser encaminhado o preso, ele será prontamente conduzido e entregue lá — diz o delegado.
Como denunciar
- Brigada Militar - pode ser acionada pelo 190 em qualquer cidade do RS
- Polícia Civil - basta ir à delegacia mais próxima ou repassar a informação pelo telefone. É possível utilizar o Disque Denúncia pelo 181. A Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca) em Porto Alegre atende pelo telefone 0800-642-6400
- Disque 100 - recebe denúncias sobre violência contra criança e adolescente em todo o país
- WhatsApp e Telegram - (51) 98444-0606.
- Conselho Tutelar - as denúncias são verificadas. Em Porto Alegre, das 18h às 8h, o atendimento é realizado no plantão centralizado, na Rua Fernando Machado, 657, no Centro Histórico. Aos sábados e domingos, o serviço funciona das 8h às 20h e das 20h às 8h, também no plantão centralizado. Em casos de emergência, estão à disposição os telefones (51) 3289-8485 ou 3289-2020. É possível consultar endereços e telefones neste link.