Correção: o habeas corpus foi concedido ao réu Leonardo Macedo da Cunha, a pedido da defesa dele, e não aos três réus a partir de pedido da defesa de Peterson Patric Silveira Oliveira, como publicado entre 11h38min e 12h45min. O texto foi corrigido.
Um habeas corpus preventivo foi concedido a um dos três réus que estão sendo julgados desde quarta-feira (22) em Charqueadas, pela morte de Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior, espancado na saída de uma festa em agosto de 2015. A decisão foi tomada, após solicitação da defesa de um dos acusados, pelo desembargador Jayme Weingartner Neto, do Tribunal de Justiça do RS.
O pedido de garantia de liberdade foi feito pela defesa de Leonardo Macedo da Cunha, que é representado pela defensora pública Tatiana Boeira. A decisão pode ser estendida aos outros dois réus, Peterson Patric Silveira Oliveira e Vinicius Adonai Carvalho da Silva, se as respectivas defesas fizerem o mesmo pedido ao desembargador ou caso o juiz entenda pela extensão, tendo em vista que o benefício já foi concedido a um deles.
O magistrado que conduz o júri do caso Ronei também pode, conforme apurou a reportagem, determinar a prisão dos réus após o julgamento, mesmo com o habeas corpus preventivo, se entender que há necessidade de detenção preventiva.
A expectativa é que a sentença do caso seja proferida ainda nesta sexta-feira (24).
Durante interrogatório nessa quinta-feira, o réu Peterson Patric Silveira Oliveira, 26 anos, admitiu ter atingido Ronei Júnior, à época com 17 anos, com garrafadas na cabeça.
— Dei duas ou três garrafadas nele — relatou.
Questionado mais de uma vez se tinha algum desentendimento anterior com as vítimas — o pai de Ronei Júnior e dois amigos do jovem também foram agredidos —, Peterson garantiu que não, e afirmou que só se envolveu na briga para defender um amigo.
O caso tem nove réus. Neste momento, apenas três deles estão sendo julgados. Os acusados respondem pelos crimes de homicídio qualificado, três tentativas de homicídio qualificado, associação criminosa e corrupção de menores.