Policiais civis do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) causaram significativo prejuízo a uma das facções envolvidas na guerra das drogas em Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira (14), os agentes encontraram um QG dos V7, grupo dominante na Vila Cruzeiro, Zona Sul, e apreenderam cerca de 100 quilos de maconha, dezenas de projéteis de fuzil calibre 7.62mm e também algumas motos que, segundo os agentes, eram usadas para fazer telentrega de entorpecentes.
Na ação foram presas quatro pessoas, sendo que um dos presos estava foragido, com duas prisões preventivas decretadas por homicídio e pena de 27 anos por cumprir, já com condenação, por homicídio. Uma mulher detida também era foragida, esta por tráfico de drogas.
O foragido foi capturado na Lomba do Pinheiro. Os demais, numa residência na Vila Cruzeiro, situada a cerca de 300 metros do postão do SUS e também nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Loureiro da Silva, no bairro Cristal. É um dos colégios que enfrentou dificuldades para abrir no último mês, devido à guerra do tráfico na Capital.
Conflitos entre os V7, Os Manos e os Bala na Cara (três facções com atuação em Porto Alegre) deixaram 25 mortos em menos de um mês na cidade.
— Eu ainda não digeri essa história de fecharem colégios. E nossa resposta é essa — comenta o diretor de investigações do Denarc, delegado Carlos Wendt, a respeito das prisões ocorridas nesta quinta-feira.