A Polícia Civil está em ritmo de inaugurações. Foram duas no meio desta semana, em Porto Alegre. A principal novidade é a criação da Cidade da Polícia Civil, um complexo de 115 mil metros quadrados na Zona Leste, quase na divisa com Viamão. É localização estratégica para um dos eixos da Região Metropolitana mais assolados pela criminalidade. Ele deve concentrar a maioria das delegacias especializadas, incluindo as de Homicídios (hoje no Palácio da Polícia, na área central, muito sujeita a congestionamentos de trânsito) e todas as do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que hoje atua na Zona Norte, em prédio bem situado, mas alugado.
Já estão no novo prédio a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core, um grupo tático de pronto-emprego) e a Volante, composta por equipes que fazem a investigação no local dos crimes.
A inauguração acontece em meio a uma paralisação parcial de policiais civis, que pedem reajuste salarial. Eles atribuem as novidades ao desejo da Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, de marcar sua gestão (é provável que ela deixe o cargo até dia 2 para se candidatar a deputada estadual).
Seja o que for, a novidade é bem-vinda e vem compartilhada por outra, também logística. A sede do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) está de cara nova. Situado no bairro Navegantes, próxima ao eixo que liga as partes sul e norte do Estado, o prédio passou por reforma completa. Ganhará um canil e teve banheiros, cozinhas e toda a estrutura (atingida por cupins) restaurada. Foi construído um alojamento para policiais que chegam do Interior, sala moderna para atendimento de vítimas e até as acomodações dos presos foram melhoradas. A reforma, de R$ 1,5 milhão (em prédio próprio), foi feita graças a parcerias como Ministério Público do Trabalho, Receita Federal e empresas privadas, ressalta o diretor da Divisão de Investigações do Denarc, delegado Carlos Wendt.
A realidade é que, melhor instalado, qualquer um trabalha mais satisfeito. Palmas para as iniciativas. E que venham também reajustes salariais, na medida do possível.