Diante da onda de ataques entre facções e aumento no número de furtos, uma operação conjunta entre órgãos de segurança foi realizada durante a madrugada deste domingo (24) em Porto Alegre. A ação que fiscalizou o cumprimento de decretos e intensificou abordagens contou com apoio de mais de 20 agentes da Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e EPTC.
Denominada como Esforço Concentrado, a operação voltou a fiscalizar dois ferros-velhos nas ruas Comendador Coruja e Garibaldi. Um deles está interditado desde a última quarta-feira (20), por não possuir Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI). Dois bares foram fechados durante a ação. Um deles, Rua Lima e Silva, não tinha autorização para estar aberto após a meia-noite. O outro, na Rua José do Patrocínio, não possuía alvará de funcionamento.
Conforme o secretário-adjunto de Segurança de Porto Alegre, Comissário Zottis, o objetivo é que a fiscalização reforçada ajude a combater a criminalidade na cidade.
Além disto, uma danceteria que fica na Avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Hípica, zona sul da Capital também foi interditado por falta do PPCI e alvará. Cerca de 100 pessoas estavam no local no momento da abordagem. Aglomerações foram dispersadas na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro e na Rua Vereador Dilamar Machado por conta de perturbação do sossego público.