A Polícia Civil ainda investiga os motivos que levaram um homem a matar a esposa e a filha e cometer suicídio na cidade de Cruzaltense, no norte do Estado. Os três foram encontrados mortos dentro da casa da família, na manhã dessa quarta-feira (13).
A principal suspeita é de duplo feminicídio seguido de suicídio. Conforme a polícia, Rosilei Luis Ilchenco, 51 anos, matou a esposa Adinar Maria Santin Ilchenco, 51 anos, a filha Tainá Ilchenco, 19 anos, e depois tirou a própria vida. Não foi encontrada nenhuma carta ou anotação e a motivação para o crime ainda é desconhecida.
De acordo com a delegada Raquel Colbert, titular da delegacia da mulher de Erechim e respondendo pela DP de Campinas do Sul, responsável pelo caso, vizinhos relataram movimento na casa na noite de terça-feira (12) e disseram ter ouvido disparos.
Devido ao clima de comoção que atinge a cidade de 2,1 mil habitantes, testemunhas só devem ser ouvidas nos próximos dias. Muitos familiares passaram mal com a notícia.
— Temos que esperar (passar) esse momento de maior comoção para começar a ouvir vizinhos e familiares. Não temos ainda a confirmação de qual horário esses tiros foram feitos — afirma a delegada Raquel.
Dados preliminares da perícia indicam que as mulheres foram mortas ainda durante a noite e o homem só cometeu suicídio no período da manhã. A esposa foi atingida por um tiro no rosto no corredor que leva do banheiro para o quarto. Ela segurava um pente de cabelo. A filha foi morta em cima da cama, provavelmente enquanto dormia.
Duas espingardas foram apreendidas. Uma calibre 20, usada para matar as mulheres, e uma calibre 22 usada no suicídio. O homem se matou no quarto.
Luto oficial
A prefeitura de Cruzaltense decretou nessa quarta luto oficial de três dias. Rosilei foi secretário da agricultura do município entre os anos de 2013 e 2016 e ocupou outros cargos no Executivo entre 2017 e 2020.
Os três foram velados no Ginásio Comunitário Nossa Senhora de Lurdes e sepultados por volta das 10h30 no cemitério da mesma comunidade