Ricardo Kusch, 44 anos, secretário de segurança pública de São José dos Pinhais - cidade da região metropolitana de Curitiba, no Paraná -, morreu neste domingo (6) durante tentativa de assalto. O crime aconteceu no sentido sul da Marginal Pinheiros, em São Paulo, segundo informações do G1.
Segundo a prefeitura de São José dos Pinhais, o secretário estava na cidade paulista para renovar o seu visto de viagem para os Estados Unidos. Quando passava pela avenida, foi abordado por dois assaltantes, que, em seguida, o alvejaram com pelo menos dois tiros que atingiram o seu peito. Kusch chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a Guarda Municipal paranaense, o secretário estava em uma moto importada e de alta cilindrada, o que pode ter chamado a atenção dos assaltantes. Ainda não se sabe se Ricardo reagiu ao assalto ou se foi morto após os criminosos avistarem a pistola Glock 380 que ele carregava. A arma da vítima não foi localizada no local do crime, o que indica que tenha sido levada pelos assaltantes.
O caso foi encaminhado ao 89º Distrito Policial, localizado no bairro Vila Suzana, em São Paulo. A polícia segue localizando testemunhas para chegar até os criminosos. Já foram ouvidos alguns motoristas que passavam pelo local no momento do assalto.
Nas redes sociais, a prefeitura de São José dos Pinhais lamentou a morte de Ricardo e destacou as contribuições do seu trabalho para a cidade. "Ricardo Kusch era Guarda Municipal de carreira e vinha desempenhando um excelente papel frente à Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais. Nossos sentimentos aos amigos, familiares e a todos que acompanhavam seu trabalho. São José dos Pinhais está de luto", diz trecho da mensagem.
Em 2018, Kusch disputou a eleição para deputado estadual do Paraná. Dois anos depois, tentou a vaga para vereador em São José dos Pinhais. Durante as campanhas eleitorais, ele se definia como conservador e pregava "tolerância zero à criminalidade". Nas duas ocasiões, acabou não sendo eleito.
De acordo com a Guarda Municipal, o corpo do secretário foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de São Paulo e será transportado a São José dos Pinhais ainda nesta segunda-feira (7). O velório deve ocorrer na tarde desta segunda-feira, no Ginásio Ney Braga, na cidade paranaense que atuava.