Um homem de 21 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (26), suspeito de integrar um grupo criminoso envolvido em diversos roubos a residência em Farroupilha. O jovem, que não teve a identidade divulgada, foi localizado pelos agentes da Delegacia de Polícia do município no bairro Monte Pasqual durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Segundo a polícia, a ação desta quarta-feira é um desdobramento de um mandado cumprido no último dia 4 de janeiro, quando três suspeitos de integrar um grupo criminoso que atuava no roubo a residências no município foram presos. Naquela data, a participação de um quarto indivíduo ainda era desconhecida pela polícia. Com o avanço das investigações, foi possível localizar mais um integrante do grupo, que foi detido nesta quarta.
Na casa onde o suspeito de 21 anos foi localizado, os policiais encontraram itens que teriam sido levados pelo grupo durante os roubos. Foram recuperados um aparelho de televisão de 49 polegadas, videogame, tablet, três celulares, três relógios, controles e um anel.
De acordo com o delegado Ederson Bilhan, o grupo é suspeito de praticar cinco roubos no final do ano passado, todos em residências localizadas na área rural do município. A polícia não contabilizou quanto os criminosos chegaram a levar em todas as ocorrências. Porém, segundo Bilhan, em apenas uma dessas ações foram levados R$ 35 mil em produtos e dinheiro.
— O modus operandi era basicamente atuar em roubos a residências no interior. Chegavam, amordaçavam e amarravam as vítimas, e levavam o que eles podiam. Móveis, televisores, computadores e até veículos. Obrigavam as vitimas também a fazer transferências por meio do Pix para a conta de um deles — explica o delegado.