Um confronto entre indígenas na manhã deste sábado (16) deixou pelo menos dois mortos na Reserva Indígena da Serrinha em Ronda Alta, no norte do RS. Testemunhas apontam que haveria mais duas vítimas, que ainda não foram localizadas. Na versão do cacique Márcio Claudino, uma emboscada foi armada quando ele trafegava pela ERS-324, com mais três pessoas em uma caminhonete Hilux.
Próximo a entrada da cidade de Engenho Velho, o veículo foi atingido por disparos de arma de fogo. O cacique e os ocupantes da SUV não se feriram, enquanto dois homens que investiram contra o veículo acabaram mortos. A versão do cacique foi dada em entrevista à Rádio Máxima FM.
— É uma versão inicial que terá de ser apurada. Ele estava na caminhonete, revidou e não foi baleado. Atingiu quem, segundo ele, estava tentando fazer a emboscada — afirma o major Juliano Moura, comandante 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Próximo ao local do confronto, pelo menos três carros e um imóvel foram queimados. Policiais do 38º BPM, com apoio do 3º Batalhão de Polícia de Choque reforçam o policiamento na região. A Polícia Federal, que investigará o caso, também está na cidade fazendo oitiva de índios.
— São dois mortos que já foram localizados, a perícia já está no local. Temos informação de que existem mais dois, mas a BM e a PF estão em diligências e ainda não os encontraram — explica o major.