A Polícia Civil deflagrou no começo da manhã desta sexta-feira (6) a segunda fase da Operação Margaridas, que combate a violência doméstica e familiar contra mulheres em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. São 186 policiais mobilizados para cumprir 51 mandados de prisão e 82 de busca e apreensão em 163 municípios.
Até por volta das 7h, haviam sido cumpridas 11 ordens de prisão preventiva e uma em flagrante. Também estão sendo verificadas 273 queixas feitas pelo Disque-Denúncia, o 181.
Alusiva aos 15 anos de publicação da Lei Maria da Penha, celebrados neste sábado (7), a ação conta com as 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, além de outras 140 Delegacias de Polícia. A coordenação foi da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam).
Mais informações serão fornecidas pela Polícia Civil em entrevista coletiva no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, às 10h.
A primeira fase da Operação Margaridas mobilizou 521 agentes na apuração de 588 denúncias, instauração de 3.876 inquéritos policiais, remessa de 4.357 inquéritos ao Judiciário, 164 cumprimentos de mandados de busca e apreensão, 129 prisões preventivas e 104 prisões flagrante. Também houve 4.629 atendimentos às vítimas como forma de prevenção e informação.
Caso tenha sido vítima ou testemunha de violência contra a mulher, procure a polícia. Isso permitirá que o caso seja investigado e até pode evitar que novas mulheres sejam vítimas. É possível fazer o registro por meio da Delegacia Online, ir até a delegacia mais próxima ou procurar a Delegacia da Mulher. Caso tenha alguma informação, também é possível contatar a Polícia Civil pelo 197 ou usar o Disque-Denúncia no 181.