Um homem invadiu na manhã de quinta-feira (15) uma área de acesso restrito do shopping Bourbon Ipiranga, no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre, provocando confusão. Segundo a Brigada Militar (BM), trata-se de um morador de rua, usuário de drogas. Após a equipe de segurança do estabelecimento solicitar que deixasse o local, o homem teve um surto. Imagens que circulam nas redes sociais mostram parte confusão ocorrida na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua 18 de Setembro.
— A segurança pediu que ele se retirasse da região das docas do shopping. É um local onde eles colocam os lixos e também recebem mercadorias. Ele relutou um pouco, mas acabou saindo. Ao chegar no meio da rua teve um surto e retirou sua calça. Trata-se de um homem de 33 anos, usuário de drogas e morador de rua — informou o capitão Sérgio Roberto Rocha Machado, comandante da 3ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Não é possível saber a origem do vídeo que mostra o homem sem roupa discutindo com os dois seguranças do shopping. A gravação foi feita de dentro de um veículo, por isso não é possível ouvir o que é dito entre os envolvidos na confusão. Em determinado momento, um dos seguranças toma a iniciativa, e a dupla parte para cima do rapaz dando chutes e socos. A situação ocorreu em meio aos carros que passavam pelo rua lateral do shopping.
Um terceiro funcionário do local aparece nas imagens. Ele segura algo semelhante a um pedaço de madeira e tenta atacar o homem, que, antes, o acerta um golpe com os pés. O segurança cai e bate com a cabeça no meio-fio da rua. Pessoas que passavam pelo local prestaram auxílio ao funcionário que ficou deitado em frente a um dos acessos ao shopping.
— Ele teve um desmaio inicial e, rapidamente, a ambulância chegou para socorrê-lo ao hospital. As informações dão conta que ele está bem — complementou o capitão Rocha.
Após a queda do funcionário, um dos seguranças consegue deter o homem em surto no meio da rua. Ele foi levado para a calçada e imobilizado com um golpe conhecido como mata-leão. Após a chegada da BM, o homem foi levado para atendimento médico no plantão de emergência em saúde mental do IAPI.
Os seguranças, depois do episódio, foram afastados pelo Bourbon Shopping.
GZH questionou o Bourbon Shopping sobre os motivos que levaram o afastamento dos funcionários, mas não obteve resposta. O shopping se manifestou por meio da seguinte nota. Confira:
Na manhã desta quinta-feira (15/04), os seguranças do empreendimento imobilizaram uma pessoa que estava visivelmente alterada, após esta entrar em conflito com a equipe de colaboradores da área de docas do shopping. A Brigada Militar foi chamada para dar sequência no caso e uma equipe de socorro acionada para o atendimento ao colaborador que caiu no chão. Ele foi levado para o hospital, mas passa bem.
A empresa reitera que é contra qualquer forma de violência e que emprega rígidas regras e protocolos junto às suas equipes de segurança. A empresa afastou os membros da equipe de segurança envolvidos no caso.